Fé ativa é aquela fé de conexão interna, que te faz acreditar plenamente em você e na vida.

Diferente de uma fé cega, ela te ajuda a assumir o seu lugar no mundo. Quanto mais você assume esse lugar, se conectando com sua espiritualidade, com seus dons e habilidades, mais você consegue curar as suas sombras, trazendo acolhimento para aquele seu lado que muitas vezes te agride.

Essas agressões começam de uma forma muito sutil, e quanto mais você confia em você, mais você consegue trazer essa fé ativa no dia a dia e enxergar os momentos em que os pensamentos e emoções conflitantes aparecem, aprendendo a lidar com eles com amor e sabedoria.

Fé Ativa x Fé Cega

Tudo o que vemos a respeito de religiosidade, voltado para os temas “crença e fé”, vem de um lugar de fé cega.
Nós, enquanto consciências, buscamos a evolução. Portanto, é imprescindível que existam questionamentos sobre tudo o que vemos, lemos, pensamos, sentimos e nos dizem. Isso é saudável. Por estarmos na era da informação, estamos o tempo todo rodeadas de vários tipos de informações e crenças, e dependendo do que você escolhe acreditar, e da forma como você lida com essa crença, isso vai baixar ou elevar a sua vibração.

Você vive uma fé cega quanto recebe uma informação ou tem a resposta sobre algo e toma aquilo como verdade absoluta. Não questiona e simplesmente repassa essa “verdade” para o externo, muitas vezes até sem responsabilidade com o outro, sem se preocupar em como isso vai se reverberar.

Pessoas com a fé cega sobre determinado assunto geralmente são ditas “mente fechada”. Não aceitam opiniões contrárias às suas e, mesmo se em algum momento começam a perceber certas contradições no que acreditam, continuam alimentando a mesma linha de raciocínio, pois, para elas, mudar de opinião é o mesmo que assumir que estavam erradas.

Você tem fé ativa quando acredita francamente em algo mesmo sabendo das condições contrárias. Aqui vemos uma consciência maior sobre as várias possibilidades. Você não ignora as condições contrárias. Sabe que existem dois ou mais lados da história, e escolhe acreditar naquele lado que, para você, é mais possível, pois faz mais sentido de acordo com a sua visão de mundo e seus princípios.

A fé ativa traz consigo a energia do movimento, da confiança. Ela te ajuda nos momentos de dúvida sobre você mesma, de autossabotagem. Você acredita, com todo o seu coração, no que deseja, nos seus sonhos – sejam eles quais forem. E, por acreditar tanto, tem uma maior facilidade em superar os momentos difíceis através da autocompaixão.

O livro “O Antigo Segredo da Flor da Vida” nos traz uma compreensão profunda sobre fé ativa. Veja abaixo 4 dicas inspiradas nele que vão te ajudar a se reconectar com essa fé:

  1. Quando você pede, vem.

Se reconecte com essa fé e sua capacidade de ativar essa energia. Aprenda a pedir com sua forte intenção, e a soltar logo em seguida. Elimine a ansiedade e foque em fazer a sua parte na co-criação.

  1. Acredite que vai dar certo.

Acredite com a sua alma que aquilo que você quer para sua vida já é seu. Sinta com todo o seu ser que essa é uma verdade. Você aprende isso praticando. Não adianta dizer que quer mas no fundo continuar se achando não merecedora e alimentando pensamentos contrários.

  1. O que você realmente quer precisa ter um foco na energia da prosperidade e não da escassez.

Se você está fazendo um exercício físico é por que você quer uma melhora pro seu corpo, certo? E se manter nessa energia é estar com o foco na prosperidade. Porém, começar a atividade física com o pensamento do tipo: “Será que vai dar certo?” é manter o foco no resultado que você não quer, e onde mantemos nosso foco, cresce.

Se você sente medo de fazer grandes mudanças na sua vida, entenda que são justamente elas que vão elevar seu campo de vibração e ativar seu autoamor e sentimento de realização. Muitas vezes, quando você está prestes a realizá-las, acontecem várias situações como testes para confirmar a sua vontade e a sua fé. Não confunda! Nem sempre esses imprevistos são sinais do Universo para que você desista, pelo contrário, muitas vezes são sinais verdes apontando os melhores caminhos para o seu aprendizado e autodesenvolvimento.

  1. Exercício para te ajudar nos momentos em que não estiver com a fé ativa, deixando os pensamentos de medo e escassez te dominarem:
  • Exercício da mudança de pensamento, do livro “Dinheiro Atrai Dinheiro”: Quando observar que está vindo qualquer pensamento intruso, que está atrapalhando você a manter a fé ativa, páre na mesma hora e mentalize esta frase: “Eu estou com uma emoção negativa, isso significa que estou em harmonia com algo que eu não quero. O que eu quero de verdade?” Pense no seu desejo e permita responder de forma positiva e com toda a sua energia. O que quer que você queira, seja um relacionamento alinhado com a sua verdade, mais autoamor, liberdade financeira, se comunicar melhor, etc. Se vierem pensamentos e emoções de autossabotagem, repita sempre essa frase.
  • Um exercício extra e também muito potente é o seguinte: independentemente se você está ou não precisando elevar a sua energia, durante o seu dia, repita mentalmente as seguintes palavras: “AMOR, FÉ, CONFIANÇA, COMPAIXÃO, GRAÇA E GRATIDÃO.” Enquanto estiver repetindo, com a sua forte intenção, esteja o tempo todo presente, observando o está fazendo naquele momento. Repita sempre que se lembrar dele.

0 comentário

Deixe um comentário

Avatar placeholder

O seu endereço de e-mail não será publicado.