Você com certeza em algum momento já ouviu sobre a importância de sempre manifestar a gratidão perante todas as coisas boas da sua vida. Para quem busca ainda mais, também já deve ter escutado que, quanto mais você agradece, mais o universo lhe envia fatores para que esse fluxo de agradecimento continue de forma abundante. Agora, um outro fator muito interessante a respeito da gratidão é o fato de que, estudos científicos demonstram que o cérebro, a nossa mente tende a ser mais negativa do que positiva e é aí que entra a gratidão. Manifestar a gratidão constantemente vem a ser um fator de modificação para esse “modelo de pensamento”, é o que foi demonstrado através dos estudos realizados pela psicologia positiva.

Estudos científicos demonstram que a mente tende a ser mais negativa do que positiva.

Psicologia Positiva

A psicologia positiva é um ramo da psicologia que realiza estudos científicos para o florescimento humano, que permitam aos indivíduos e comunidades prosperarem. Esse campo baseia-se na crença de que as pessoas querem levar suas vidas de forma mais significativas e satisfatórias, cultivando o que é melhor dentro de si mesmas e melhorando suas experiências de amor, trabalho e dos papéis que desempenham na sociedade.

Você, assim como eu, muito provavelmente, tenha ficado assustado ao ler sobre o fato de que nossa mente tende a ser mais negativa do que positiva, mas o que mais chamou a minha atenção e surgiu a imensa vontade de compartilhar, são as inúmeras formas de transmutar todo esse padrão ao qual fomos dispostos. Uma prova dessa capacidade de mudança nesse “padrão de comportamento cerebral” são os inúmeros estudos científicos da psicologia positiva mostrando resultados satisfatórios em diversos exercícios e práticas para esse fim. Um deles é o exercício da gratidão ou jornal da gratidão. Trata-se de uma das alternativas naturais para o bem estar mental/psicológico.

Manifestar a gratidão constantemente torna a mente mais positiva.

Exercício da Gratidão

Refere-se a documentar de uma maneira rápida e fácil as coisas pelas quais você é grato, em cada dia. Você pode anotar em uma planilha ou até mesmo em um caderno ou diário pessoal. Ao final de cada dia, você deve escrever pelo menos três coisas boas que ocorreram no seu dia, sejam elas simples ou extremamente complexas. É bem simples, escreva o que ocorreu de bom e o porque aquilo foi positivo para você.

Um outro ponto interessante que vale mencionar é que manter um diário já ajuda a melhorar o humor.

Caso você tenha dificuldade em iniciar o exercício, as frases citadas abaixo podem ajudá-lo a encontrar diversos fatores a agradecer. Como por exemplo:

“Hoje agradeço por ter …”

“Sou grato(a) pela minha família porque …”

“Sou grato(a) pela minha amizade com … porque …”

“Sou grato por quem sou porque …”

“Algo simples que me ocorreu hoje, mas que agradeço é …”

Essa é uma atividade simples e que já foi comprovada cientificamente que auxilia a tornar a mente mais positiva. Claro que tudo isso são coisas que vemos constantemente sendo faladas por várias perspectivas filosóficas e espiritualistas, e que agora contam também com validação pela ciência. São exercícios simples e práticos, que tornam ainda mais possível toda essa mudança de comportamento.

A gratidão é algo que pode ser cultivado através de uma autorreflexão sincera. Frequentemente damos por certo, encaramos como comum as coisas que recebemos em nossas vidas, sendo que na verdade, não estamos considerando o recebimento e consequentemente deixando de agradecer aquilo que recebemos, conquistamos e/ou obtivemos. Faça uma reflexão agora, inicie hoje mesmo o exercício da gratidão e comece por gerar ainda mais recebimentos na sua vida. Mantenha sua mente na positividade e uma forma de realizar essa atividade é agradecendo desde já.

Obrigada por ler este post, obrigada por buscar sua interiorização e obrigada por alterar seu padrão mental com o exercício da gratidão.

Também gravei um vídeo falando sobre esse assunto:

 

Voltar para a página inicial

 


Referências

Positive Psychology Center

Positive Psychology Articles

Positive Psychology Program


4 comentários

lucymar rocha de carvalho farias · 15/10/2018 às 23:24

Gratidão por ter passado por aqui!

    Érica Lima · 15/11/2018 às 14:11

    Gratidão! 🙂

lucymar rocha de carvalho farias · 15/10/2018 às 23:24

Gratidão por ter passado por aqui!

    Érica Lima · 15/11/2018 às 14:11

    Gratidão! 🙂

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *