As moléculas da água são influenciadas pelo externo, suas estruturas são afetadas pelas nossas palavras, pensamentos e sentimentos, é o que afirmava o cientista Mazoro Emoto através de suas pesquisas com os cristais de água.

Nessa série de artigos sobre a água vou compartilhar inúmeras informações sobre a utilização da energia solar na água. Também trarei o uso da cromoterapia nesse processo, os outros fatores como o flúor e a glândula pineal, o cloro e outras substâncias que são utilizadas em centros de tratamento e que podem ser prejudiciais ao nosso organismo.

Para iniciar, falarei um pouco sobre o método de desinfeção da água utilizando o sol, o método SODIS.

O Que É O Metodo SODIS ?

O método SODIS é uma forma de desinfectar a água de mircroorganismos nocivos a nossa saúde utilizando dois fatores da energia solar, o calor e os raios UV-A. Esse método foi desenvolvido por pesquisadores do Instituto Federal Suíço de Ciência e Tecnologia Aquática (EAWAG) juntamente com o Departamento de Saneamento e Água Para Países Em Desenvolvimento (SANDEC). Trata-se de um recurso que une dois componentes importantes do sol (o calor e o espectro da luz UV-A) para a inativação de microorganismos que possam estar pressentes na água.

A Desinfecção Solar da Água (SODIS) é muito simples, ecologicamente sustentável e uma solução de baixo custo para se beber água tratada a nível doméstico. Nesse método coloca-se água clara em uma garrafa transparente e deixa-a em exposição ao sol por algumas horas.

O SODIS usa a energia solar para a destruição de microorganismos patogênicos – organismos causadores da contaminação da água com doenças, com isto melhora a qualidade da água utilizada para beber. Os microorganismos patogênicos são vulneráveis a dois efeitos da luz solar: radiação no espectro da luz UV-A (comprimento de onda 320-400nm) e calor (aumento de temperatura da água). Isto significa que a mortalidade dos microorganismos aumenta quando eles são expostos simultaneamente a um aumento de temperatura e a luz UV-A. 

O SODIS foi desenvolvido visando contribuir com a população de países em desenvolvimento que não possuem acesso à água potável. Possibilitando assim, a prevenção de epidemias como o cólera, doenças viróticas, infecção com protozoários, dentre várias outras e reduzindo também o número dos casos severos de diarréia, que são responsáveis por um grande número de óbitos, principalmente em crianças.

Conforme informações disponíveis no guia de aplicação do SODIS, a filtragem da água pelos filtros domésticos convencionais, como os filtros de vela de cerâmica, de pedra e filtros de areia, removem uma grande fração de resíduos sólidos, mas podem não remover todos os microorganismos. Os filtros comercialmente produzidos são relativamente caros e feitos com material disponível localmente e geralmente não são eficientes, no que diz respeito ao melhoramento da qualidade da água.

Conforme as informações apresentadas pelo Manual do SODIS, em 1991 uma equipe interdisciplinar composta de engenheiros sanitários, fotoquímicos, bacteriologistas e virologistas da EAWAG/SANDEC elaborou um extenso teste de laboratório para avaliar o potencial do SODIS e desenvolver um método efetivo, sustentável e barato de tratamento da água. Posteriormente, os dados coletados durante quase uma década de pesquisa de campo confirmaram que o SODIS é um método seguro para desinfecção da água para beber a nível doméstico. 

Algumas pessoas comentam que esse recurso contribui ainda para a eliminação de substâncias que possam estar presentes na água como o cloro, o flúor e outras substâncias que possam ter sido utilizadas nos centros de tratamento da água, porém no Manual do SODIS não possui essa informação.

Sobre o tempo de duração para a eficácia desse método o manual sugere o seguinte:

  • Expor a garrafa ao sol por 6 horas se o céu estiver limpo ou até 50% nublado.
  • Expor a garrafa ao sol por 2 dias consecutivos se o céu estiver mais da metade nublado.
  • A temperatura da água de pelo menos 50°C, 1 hora de exposição é tempo suficiente.
  • Durante os dias de chuvas contínuas, o SODIS não tem efeito satisfatório. Durante estes dias é recomendado a coleta de água da chuva ou fervura.

*Caso você queira saber mais sobre o SODIS e inclusive as diretrizes de utilização (posição das garrafas, tempo de exposição etc.) sugiro que acesse o Manual do SODIS disponível em português aqui nesse link.

Atualmente, com os estudos holísticos que venho realizando tomei conhecimento sobre a utilização da cromoterapia na água solarizada. Como gosto de saber a origem das coisas, comecei a pesquisar e encontrei esse método que julguei muito pertinente compartilhar, pois infelizmente ainda é grande o número de países que assim como o Brasil não possuem saneamento básico, eficiente e de qualidade para toda a população, sendo necessário filtrar a água antes de beber. O SODIS conforme visto é simples, eficiente e barato. É acessível a qualquer família e contribui significativamente para a melhora na saúde da população. Além é claro, com uma visão holística, estaremos absorvendo as energias revigorantes, purificadoras e naturais do sol. O sol é um purificador energético natural, ao nos expormos à luz solar estamos limpando a nossa aura, absorvendo boas energias e revitalizando nossos corpos, tanto o físico quanto os mais sutis. Alguns dados durante a pesquisa chegaram a verificar inclusive que usuários relataram que foram curados de dores de garganta e dores de estômago bebendo água de SODIS!

Fiquei feliz em ler essa informação sobre a cura de outras doenças não correlacionadas ao consumo da água, pois isso é algo que nos mostra o grande potencial da energia solar em nossas vidas.

Em breve trarei mais informações sobre o flúor (presente em águas de diversas regiões) e a glândula pineal.

Aqui nesse vídeo compartilho sobre os benefícios tanto físicos quanto energéticos em solarizar a água:

Abraço a todos, muita paz e até breve.


Referências

Manual do Método SODIS: http://www.sodis.ch/methode/anwendung/ausbildungsmaterial/dokumente_material/manual_p.pdf

Para mais informações sobre o método SODIS acesse o site (em inglês): http://www.sodis.ch/


3 comentários

Paulo Lago · 30/08/2018 às 22:43

Olá Érica. Este recurso precioso que nos nutri…um dia , água purificada e benéfica para todos que necessitam. Tenho acompanhado seus vídeos. Muito Bom! Informação de utilidade pública. Obrigado
Paulo

    Érica Lima · 11/09/2018 às 12:55

    Sim, com certeza um dia teremos água de qualidade para todos! Grande abraço.

Eliane Lili · 12/02/2020 às 23:22

Oi, muito oportuno o SODIS, ainda mais nessa crise que vivemos aqui no RJ. Valeu pela dica. Um abraço.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *