Entrar no caminho de autoconhecimento e evolução pessoal é adentrar estados mais profundos do seu ser. É se conhecer e conhecer tudo aquilo que ficava escondido, tanto dos outros quanto de você mesma(o). Com esse mergulho interno, muitas dessas questões são afloradas como: medos, inseguranças, chateações, vergonhas. Quando essas emoções básicas vêm a tona, e principalmente quando decidimos que queremos a mudança para melhor, ocorrem as crises existenciais. Quero compartilhar com vocês meu conhecimento e experiências das crises existenciais que vivi ao longo dos últimos anos nesse processo do autoconhecimento. Elas aparecem quando você desconstrói o mundo antigo, a forma antiga de ser, pensar, sentir e vibrar.

Você está no meio do caminho, o novo ainda não chegou, e o antigo já não serve mais.

Nesses momentos, as crises existenciais aparecem. O ego, sentindo-se perdido, apenas sabe experienciar as emoções de confusão e descontentamento.

Saber que existe este ponto entre o novo e o antigo e que nesses momentos o ego apresenta certas crises existenciais, vai te ajudar a lidar com essa situação com mais facilidade. Além disso, para te auxiliar quando estiver se sentindo em crises existenciais, seja qual for o motivo, trouxe essas 5 dicas para você:

1- Autoaplicação de Energia

A autoaplicação de energia é muito simples e muito eficaz nesses momentos. Ela pode ser feita por qualquer pessoa. Os ingredientes indispensáveis são: você colocar sua intenção forte, acreditar, se permitir receber essa energia. Para realizar a autoaplicação de energia, melhorar seu estado de humor e sair da crise existencial, faça o seguinte:

  • Vá para um local calmo e tranquilo;
  • Feche os olhos e comece a respirar de forma lenta e profunda. Isso vai te ajudar a acalmar a mente e prosseguir para o passo seguinte;
  • Coloque sua forte intenção nesse processo de se autoaplicar energias sutis. Isso significa manter sua mente sem a agitação mental, ou seja, manter o seu foco somente na autoaplicação de energia, sem deixar os pensamentos vagueando;
  • Comece a imaginar que está entrando energia em você. Pense que ao redor do seu corpo está cheio de energia e todas elas entram por toda a parte, energizando tanto os seus corpos mais sutis quanto sua aura e seu corpo físico;
  • Permaneça assim, recebendo e imaginando ela entrando ao redor de seu corpo por cerca de 5 a 10 minutos;
  • Quanto maior o foco – sem pensamentos difusos, maior sua capacidade de intenção e maiores serão os resultados.

2- Olhe Para a Natureza

Está aí uma coisa que vários estudos científicos já conseguem comprovar, que o simples fato de você olhar para a natureza te permite reduzir angústias e melhorar o seu estado de humor. Nos estudos são avaliadas as questões neurais e o comportamento do nosso cérebro a partir do contato com a natureza, inclusive por fotos. Na parte energética, vemos que a natureza é viva, e por conter vida, está em constante auto-organização e constante automodificação para evolução. Isso significa que a natureza está em constante equilíbrio, recebendo esse equilíbrio da energia da Consciência Maior da qual somos todos derivados. Portanto, todos os dias, retire cerca de 10 a 20 minutos do seu dia para seguir algumas dessas dicas e melhorar o seu estado de humor, auxiliando a superar as crises existenciais:

  • Olhar a natureza;
  • Olhar o nascer ou o pôr do sol;
  • Tenha na tela do seu celular e do seu computador, imagens da natureza. Olhe para elas e contemple essa beleza;
  • Sempre que possível, tenha contato direto com a natureza: andar com os pés descalços sobre a grama, passear em um parque, etc.
Estudos comprovam que olhar para a natureza reduz o estresse e alivia a angústia.

3- Posição da Criança

A posição da criança foi algo intuitivo que fiz há muitos anos atrás. Eu estava com pensamentos muito agitados e confusos, com dúvidas sobre uma decisão que havia tomado. A mente estava criando medos, inseguranças com base em decisões parecidas do passado. Foi quando minha intuição me disse: “Fique na posição da criança, encoste sua testa no chão e fique nessa posição por um bom tempo.” Digo a vocês que FOI INCRÍVEL! Quando coloquei a testa no chão, senti como se tivessem sido sugados pela testa, para fora de minha cabeça, todos aqueles pensamentos e confusão mental. Então, quando estiver sentindo-se perdida(o), com pensamentos confusos e indecisões e medos, fique na posição da criança do yoga por cerca de 5 a 10 minutos (ou o tempo que sua intuição lhe mostrar) e permita com que toda essa confusão mental saia pela testa encostada no chão.

Balasana – Posição da Criança ajuda a dissolver o estresse e agitação mental.

4- Converse Com Uma Amiga(o)

Uma das coisas mais gostosas de serem feitas, mas também uma das coisas mais corajosas. Conversar com algum amigo ou amiga quando se está precisando. Falo que é uma das coisas mais corajosas, pois o ego, orgulhoso que é, tem dificuldade de se colocar em estado de vulnerabilidade. E para conversar com uma amiga ou amigo nos momentos de crises existenciais é necessário se colocar num estado vulnerável. O mais incrível desse processo é a contribuição que ambas as partes recebem. Quando você conversa com uma amiga sobre sua sensação de insatisfação perante essa crise interna, você permite com que sua amiga avalie suas próprias crises pessoais e consiga lhe contribuir com os aprendizados obtidos.

  • Lembre-se disso: Colocar-se em estado de vulnerabilidade quando se precisa de ajuda é colocar-se num estado de coragem e sabedoria.
A interação com amigos possibilita aumentar o nível de energia pessoal e do grupo.

5- Apenas Descanse

Essa dica é aquela que todo mundo sabe, mas quase ninguém usa com sabedoria. Apenas descansar também é você acalmar e esvaziar a mente. Parece simples, mas quando se está em momentos de crises existenciais, os pensamentos conflitantes podem ser maiores e a pessoa ter dificuldade de esvaziar a mente para descansar. Então, respeite seu corpo e seu estado mental, permita-se descansar nesses momentos ao invés de se cobrar em entregar o melhor resultado possível. Nesses momentos o que a mente mais precisa é de energia e descansar vai auxiliar a refazer seu campo áurico e nível energético.

Que essas dicas te auxiliem nos momentos de desafios e mudanças profundas que também trazem essas crises do ego.

Um grande abraço a vocês sempre!

Érica Lima e Equipe Esquecer para Descobrir


0 comentário

Deixe um comentário

Avatar placeholder

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Iniciar conversa
Precisa de ajuda?
Olá!
Como podemos te ajudar?