Manter uma alimentação saudável faz parte de uma vida equilibrada e em harmonia. Quando damos ao nosso corpo boas capacidades de funcionamento, ele nos responde com muita saúde, disposição e bem estar físico. Tudo isso influencia muito nas nossas energias e no nosso bem estar psíquico. Hoje compartilho uma receita muito simples, mas muito útil no nosso dia a dia, principalmente nas substituições de pastas derivadas do leite.

A manteiga de amendoim é muito fácil e rápida de fazer, então, em vez de ceder à industrializada, opte por fazer a sua própria pasta, onde você controla a quantidade de sal e/ou açúcar. Isso, se quiser colocar esses ingredientes. Eu faço somente com o amendoim.

Trata-se de uma maravilhosa substituta para as manteigas e margarinas industrializadas. Além de ser muito mais saudável, pois é totalmente natural. Ela também é uma ótima fonte de proteínas.

Receita de Manteiga de Amendoim

Ingredientes:

1 x Amendoim descascado e torrado.

Acúcar a gosto (se quiser, não é obrigatório)

Sal a gosto (se quiser, não é obrigatório)

Modo de Preparo:

Misture no processador por alguns minutos, até que vire uma pasta. Pronto, é muito simples e rápido de se preparar.

Observações:

Caso prefira, pode incluir açúcar ou sal. Eu quando faço doce, coloco açúcar mascavo, cerca de 1 colher de sobremesa para 1 xícara de chá de amendoins torrados.

Armazenamento e Tempo de Consumo

Coloque em um pote com tampa, de preferência de vidro, e guarde na geladeira. Você pode deixar fora da geladeira para manter a cremosidade, porém dura menos tempo. O prazo de validade para consumo na geladeira é de no máximo cerca de 1 mês e fora da geladeira dura cerca de 2 semanas. Porém, tudo vai depender das condições de armazenamento, então prefira fazer quantidades que você consiga consumir em menos tempo. Afinal, é muito simples de fazer e tudo vai depender do seu consumo.

Mais Informações Sobre o Amendoim

Altamente nutritivo o amendoim fornece algumas fibras, vitaminas e minerais, incluindo potássio.

Mas afinal, a manteiga de amendoim e o amendoim em si é boa para a nossa saúde?

A resposta é sim! Muito!!!

Originário provavelmente das Américas, o amendoim é um alimento de valor altamente nutritivo. Eles são na verdade leguminosas, como os feijões, lentilhas, ervilhas. Devido a sua aparência e textura, tendemos a achar que são frutas oleaginosas como as nozes, amêndoas, castanhas, mas em sua classificação fazem parte dos grãos de vagem. Apesar de pertencerem à classe botânica das leguminosas, seu perfil nutricional é muito parecido com o das oleaginosas, pois o amendoim também é rico em gorduras e proteínas tendo baixo carboidrato.

Altamente nutritivo, a manteiga de amendoim fornece algumas fibras, vitaminas e minerais (incluindo 200 miligramas de potássio) e outros nutrientes.

Considera-se que o simples consumo de 50g de amendoim por dia satisfaz 15% das necessidades proteicas e calóricas de uma pessoa adulta.

O amendoim ainda é rico em vitaminas e minerais, incluindo vitamina E e vitaminas do complexo B, cobre, manganês, molibdênio, fósforo, magnésio, zinco, ferro e potássio. Contém também fibras solúveis e insolúveis.

Propriedades:

Amendoim
Componente Unidade 100g
Principais
Água g 1.55
Valor energético (kcal) kcal 585
Proteína g 23.68
Gorduras totais g 49.66
Carboidratos (por diferença) g 21.51
Fibra alimentar g 8
Monossacarídeos g 4.18
Minerais
Cálcio mg 54
Ferro mg 2.26
Magnésio mg 176
Fósforo mg 358
Potássio mg 658
Sódio mg 6
Zinco mg 3.31
Vitaminas
Tiamina mg 438
Riboflavina mg 98
Niacina mg 13.525
Vitamina B6 mg 256
Ácido fólico, total μg 145
Vitamina E (alfatocoferol) mg 6.93
Lipídios
Gorduras saturadas g 6.893
Gorduras monoinsaturadas g 24.64
Gorduras poliinsaturadas g 15.694
Fonte: http://tabnut.dis.epm.br/alimento/16390/amendoim-todos-os-tipos-torrado-sem-sal

O Amendoim Nos Estudos Científicos

Ao longo dos anos, inúmeros estudos mostraram que as pessoas que regularmente incluem a manteiga de amendoim em suas dietas têm menor probabilidade de desenvolver doenças cardíacas ou diabetes tipo 2.  Um estudo da Universidade de Harvard de 2010 descobriu que mulheres com alto risco de doenças cardíacas comendo manteiga de amendoim todos os dias, tinham apenas cerca de metade do risco de sofrer um ataque cardíaco comparado ao grupo de mulheres que não consumiam esse alimento.

Um grupo da universidade da Flórida descobriu inclusive um teste de cheiro de manteiga de amendoim para detectar a doença de Alzheimer. A manteiga de amendoim demonstrou-se muito mais eficaz do que os caríssimos investimentos para desenvolver máquinas com esse mesmo propósito.

Alimento rico para o nosso organismo, um grande aliado para nutrir nosso corpo de forma saudável e natural. Desejo fortemente que inclui-o na sua dieta.

Abraço forte, muita paz e amor no coração sempre e até breve.


0 comentário

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *