Queridos amigos, hoje venho falar com vocês sobre como a meditação e a prática de yoga auxiliam no nosso bem estar, tanto emocional, quanto físico.

Recentemente li sobre um estudo científico que mostrou como um pouco de yoga ou meditação por dia, podem auxiliar na preservação de uma boa saúde e consequentemente nos manter longe dos médicos.

Os problemas de saúde relacionados ao estresse são os responsáveis por grande parte das visitas aos consultórios médicos. Porém, poucos são os profissionais que conversam com os pacientes sobre como reduzirem os níveis de estresse.

Atualmente, com o acesso à internet, fica muito mais fácil obter esse tipo de informação e é aí que entra a sua opção de escolha consciente; buscando informações e práticas que o auxiliarão a ter uma vida mais equilibrada e um desenvolvimento pessoal abundante. E para auxiliar-lhe nesse processo é que preparei esse conteúdo com muito carinho e recheado de informações (comprovadas cientificamente) sobre os benefícios dessas atividades.

As práticas de mente e corpo como o yoga e a meditação apareceram nas pesquisas como responsáveis pela redução do estresse. Observou-se nos participantes desse estudo o aumento das taxas de relaxamento e diminuição dos hormônios do estresse, como o cortisol. A prática de yoga mostrou inúmeros benefícios físicos, incluindo melhora na saúde cardíaca e ajudando a aliviar a depressão e a ansiedade. Eu já comentei sobre a minha experiência pessoal em relação à ansiedade e a prática de meditação e yoga, clique aqui para visualizar.

A prática de yoga melhora a saúde cardíaca e contribui no alívio da depressão e ansiedade.

Um grupo de pesquisadores de Harvard realizou um estudo sobre o programa de relaxamento mente e corpo oferecido através do instituto Benson-Henri, para a medicina relacionada à mente e corpo do Hospital Geral de Massachusetts. Trata-se de um programa de 8 semanas, que ensinou aos participantes várias abordagens de relaxamento mente e corpo, como meditação, yoga, atenção plena, psicologia positiva (veja aqui um exercício dessa área da psicologia para tornar a mente mais positiva) e habilidades comportamentais cognitivas. Os voluntários desse estudo, participaram de sessões semanais e realizaram as práticas em casa também.

Os pesquisadores identificaram que as pessoas que estavam nos programas de relaxamento usaram 43% menos serviços médicos do que o ano anterior. Gerando muito mais bem estar aos participantes e inclusive uma economia a nível financeiro.

Dr. Stahl, que é o principal investigador dessa pesquisa disse que há muitas maneiras de chegar ao estado de bem estar, que existem muitos “portões” para esse estado, mas que nem todos estariam abertos a todas as pessoas. E que um dos pontos fortes desse programa, é o fato dele basear-se em diferentes abordagens, que se reforçam mutuamente, permitindo assim, que muitos “portões” sejam abertos a uma ampla gama de pessoas.

Um outro artigo, publicado na Harvard Business Review recomenda que as seguradoras de saúde cubram terapias orientadas para o bem-estar e prevenção, assim como yoga e meditação. O artigo apresenta um estudo realizado com os funcionários de uma empresa que participaram do programa de atenção plena da instituição e tiveram uma redução de 28% no estresse, 20% de melhora no sono e 19% menos dor, bem como um aumento na produtividade desses trabalhadores, chegando à US $ 3.000,00 por trabalhador, por ano. Essa empresa oferece programas gratuitos de yoga e meditação para seus funcionários.

Yoga e meditação melhoram o sono e reduzem o estresse.

A relação custo benefício dessas práticas tem sido pouco demonstrada. Obteve um aumento nos últimos tempos, mas ainda não é o bastante para que estes conhecimentos cheguem a todos. Faz-se necessário bastante exposição do tema, para que cada vez mais pessoas encontrem na sua própria atitude, o poder de melhorar o seu nível de equilíbrio pessoal, contribuindo com a saúde, tanto física, quanto mental e até mesmo espiritual.

Obs.: Para todos aqueles que buscam práticas de yoga, aqui no site compartilho exercícios leves que podem ser praticados por iniciantes, clique aqui para acessá-los.

E não deixe de ler os próximos posts, onde compartilho duas técnicas de meditação mindfulness, para todas as pessoas que procuram realizar a prática, mas ainda encontram dificuldades.

Técnica 1: Exercício de Meditação Mindfulness

Técnica 2: Prática de Conscientização na Vida Diária

 

Abraço a todos, sempre muita luz em nosso caminho.

COMPARTILHE com os amigos!

Até a próxima!

 


Referências

Harvard Health Publishing


2 comentários

sara · 08/02/2019 às 21:45

estou amando os seus conteúdos gratidão

sara · 08/02/2019 às 21:45

estou amando os seus conteúdos gratidão

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *