O chakra cardíaco ativo é consequência de uma forte conexão com a Fonte, de onde todos viemos, e para onde todos voltaremos.

Os Grandes Mestres, seres que habitaram a Terra e hoje atingiram o estado de Iluminação, sempre incentivaram e continuam incentivando que todos os seres humanos pratiquem o exercício de amar incondicionalmente. Isso por que é um fato de que essa é a principal missão de cada um, não importa de onde você veio ou o que você faz.

É preciso que fique muito claro que a habilidade de amar e ser amado está em todos! É uma questão de vontade + intenção + ação. Você ama sem precisar concordar com a visão ou a ideologia do outro. Você escolhe amar por que você está disposta a aprender com as diferenças; a enxergar seus pontos de desequilíbrio através das ações do outro, ainda que seja desafiador; a se tornar uma pessoa cada vez mais paciente e compreensiva.

Ao contrário do que muitos pensam, o amor não ilude, o amor não traz sofrimento. Isso tudo é gerado pelas distorções desse sentimento. O amor é puro, ele transforma, ele cura, ele permanece.

Sensações no corpo físico da ativação do chakra cardíaco:

  1. Aperto no peito. Pressão parecida à que acontece na ativação do terceiro olho.

2. Pressão no peito. Sensação de inflar; parece que, ao mesmo tempo em que tem algo que quer sair, você sente uma força contrária pressionando aquela região. Visualize essa energia saindo do centro do seu peito, colocando sua forte intenção durante suas práticas energéticas ou meditações.

3. Sensação de ‘borbulhar’ na região entre a pele e o coração.

4. Sensação de ‘remoção de placas’. Como se houvessem várias placas (uma em frente à outra) atrapalhando o fluxo de energia. É como se a energia quisesse sair, expandir o campo eletromagnético do coração com muita intensidade, mas essas placas impossibilitam que ela saia. Caso você passe por isso, permita que sejam liberadas todas as travas que estejam te impossibilitando de ativar a energia desse chakra. Provavelmente vai começar a vir para você lembranças de pessoas das quais guarda mágoas, tristeza, desavenças… liberando essas experiências, você começa a dissolver essas placas.

5. Sensação de ‘inflar’. Como se você estivesse grande dentro do seu peito; parece que ele não suporta toda essa energia interna.

** Todas essas são interpretações do nosso cérebro que ainda não experimentou esse tipo de situação energética. No início, é difícil ele identificar o que está ocorrendo. Devido a isso, ele vai interpretar com base nas informações das quais já tem acesso.


Nesse processo, a energia começa a se expandir muito dentro do corpo, até encontrar um limite, não conseguindo expandir mais. Caso você passe por esse tipo de experiência, sinta, coloque sua forte intenção de que essa energia está fluindo ao redor de todo o seu corpo, de que não há limites para a sua expansão.

Mais alguns sinais de ativação desse chakra:

– Dores frequentes no tórax ou um funcionamento irregular do coração, como pulsação acelerada.
** É importante salientar que a sua saúde física precisa estar bem. Consulte um médico para que você tenha certeza se esses processos são de fato energéticos.

– Durante a meditação, nota-se a região do centro do peito mais ativada.

– Pode-se ouvir zumbidos, sons finos e contínuos.

– A pessoa passa a ter uma atitude otimista constante perante a vida.

– Sentimento de tranquilidade, confiança e certeza de que qualquer situação, por mais desafiadora que seja, no momento certo passará.

Ativo e Aberto

  • Quanto mais aberto esse chacra, maior será a capacidade de amar (a si mesma e ao próximo) num aspecto de vida cada vez mais amplo – sem julgamentos e sem culpa.
  • A pessoa torna-se senhora de si mesma, ganhando sabedoria e força interior. Sabe respeitar sua própria energia. Aprende a dizer “sim” ou “não” quando necessário.
  • Atrai as pessoas alinhadas com a sua energia. Relações onde há respeito e crescimento mútuo.
  • As energias masculina e feminina ficam equilibradas, e a resolução das duas interagindo fora do corpo cessam como problema, pois todas as relações tornam-se puras e a pessoa consegue visualizar-se dentro do seu semelhante.
  • Pode ver a unicidade, a beleza e a luz interiores em cada indivíduo, bem como os seus aspectos negativos ou subdesenvolvidos.
  • Os sentidos são controlados, e a pessoa flui livremente. Sua vida passa a ser uma fonte de inspiração para os outros pois descobrem a paz e a calma em sua presença.

Obstruído e Fechado

  • Dificuldade em amar sem esperar nada em troca.
  • Falta de abertura para novas experiências e para conhecer novas pessoas. É fechada para tudo de bom que o mundo tem a oferecer.
  • Tem dificuldade em acessar a própria intuição. Confunde a voz do ego com a voz do coração.
  • Permite que o medo tome conta. Medo de iniciar relacionamentos, medo de “perder”, medo do futuro.
  • Funciona no controle automático e procura tornar o seu mundo seguro controlando os outros. No caso dos relacionamentos amorosos são as distorções, onde a pessoa pensa possuir o seu parceiro ou parceira ao invés de vê-los como seu igual.
  • Pode tornar-se egoísta onde, para seguir seu caminho, não pensa nos demais.
  • Apatia direcionada a si própria e aos demais. Não sente prazer em nada e não tem vontade de contribuir com outras pessoas.
  • Quando aberto, experimenta a concordância entre sua própria vontade e a vontade divina. Consegue ver a vontade de outras pessoas em harmonia com a própria vontade, e que tudo se movimenta a seu favor. Em contrapartida, se obstruído ou girando num sentido contrário ao da fluidez, a pessoa supõe erroneamente que a vontade de Deus e dos outros se opõem às dela. As pessoas e situações lhes parecerão estorvos a atrapalharem sua caminhada e seus desejos.

*Veja aqui algumas técnicas para equilibrar o chakra do amor:

É importante ressaltar que o foco deve estar em reequilibrar todos os chakras. Trabalhar na busca desse alinhamento é o que traz a sensação de completude e pertencimento ao Todo.


2 comentários

marta Andrade · 19/02/2022 às 13:22

Muita alegria no meu coração

    Érica Lima · 30/03/2022 às 14:41

    SSSSiiiiimmmmm!!! MUITA ALEGRRIA, pois ela é a chave de conexão com a sabedoria interna e Eu Superior!!! A alegria ativa a nossa sabedoria e conexão com a Terra e a vida terrena!!! \o/\o/\o/

Deixe um comentário

Avatar placeholder

O seu endereço de e-mail não será publicado.