Muito se diz atualmente sobre a meditação. Algumas pessoas inclusive comentam que trata-se de moda, que é “cool” fazer meditação. O que muitas dessas pessoas ainda não sabem é que a meditação traz enormes benefícios para o ser humano.

Comecei a praticar a meditação há mais de 1 (um) ano, por causa de uma forte crise de ansiedade. Foi a última vez que tive uma crise de ansiedade e devo esse resultado à meditação, assim como a prática de Yoga.

Sempre ouvia as pessoas dizendo sobre a meditação, sobre os seus benefícios e eu não duvidava disso, mas as poucas vezes que eu havia tentado meditar foram frustrantes. Minha cabeça era muito agitada, e quando eu fechava os olhos, parecia que nunca conseguiria acalmar a mente. Foi quando decidi que aquela seria a última vez que eu teria uma crise de ansiedade. Ao procurar tratamentos para esse tipo de patologia, quase todos os meios indicavam a meditação, foi quando determinei que conseguiria meditar.

Comecei aos poucos, primeiro 3 (três) minutos, depois 5 (cinco) minutos, alguns dias depois 8 (oito) minutos, depois de quase uma semana já estava em 10 minutos e hoje pratico o quanto me é confortável; cerca de 20 a 30 minutos por dia.

Haverão momentos que você não vai querer meditar, mas geralmente serão estes os momentos cruciais para a criação desse novo hábito. E geralmente, esses também são os dias que mais precisamos dos efeitos benéficos da meditação.

Anne Jones comenta no seu livro Cure a  Si Mesmo, que para combater a tendência à preocupação acerca do futuro, o ideal é que nos concentremos no presente. É no agora que encontramos a nossa paz.

Viver em tempo real significa aproveitar as experiências que acontecem no aqui e agora. Para isso precisamos prestar atenção naquilo que acontece à nossa volta e não num futuro que ainda não ocorreu ou num passado que já ficou pra trás. Ela comenta ainda, que ao tranquilizar a nossa mente aprendemos a manter o foco no presente, que é o lugar onde encontramos a felicidade.

A meditação é uma grande ferramenta a nos auxiliar para que mantenhamos o foco no que verdadeiramente importa, limpando nossos pensamentos e mantendo nosso padrão de ondas estáveis. Construindo assim, um equilíbrio entre corpo, mente e espírito.

Qualquer que seja o seu estímulo, pratique meditação todos os dias, no início pode parecer difícil, é assim com todos, então não desista! E não, não é moda ou “cool” fazer meditação, mas sim um benefício imenso para o nosso ser, um meio de nos conectarmos com a calma e a tranquilidade que há dentro de todos nós. Um meio de nos conectarmos com nossa verdadeira essência.

Serenidade, tranquilidade e paz a todos. ❤️


0 comentário

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *