Reiki: O Que É e Como Funciona?

Reiki é uma palavra japonesa que significa Energia Vital Universal. O Reiki é um método de cura através das mãos, que consiste em canalizar a Energia Vital Universal, através da imposição das mãos. O reikiano, que é a pessoa capacitada para aplicar a técnica, que se torna um canalizador da luz. Ele recebe a energia que entra pelo topo cabeça (chacra coronário), passa pelo chacra do coração (chacra cardíaco) e sai por suas mãos, entrando diretamente no chacra da pessoa em tratamento, no ponto em que ela mais necessita. Assim como os outros tratamentos, para a cura total é imprescindível que o receptor das energias realize também as modificações necessárias em seu comportamento, os quais muitas vezes foram estes os geradores do desequilíbrio ou da enfermidade em questão.

Significado de Reiki

Rei – Trata-se da Inteligência Divina manifesta, a Matriz de tudo o que é, a Energia Celestial que gerencia a energia Ki em todos os seres.

Ki  – Trata-se da energia oriunda do sol e que pode ser captada por sua radiação, pela ingestão de alimentos frescos naturais, pelo ar, ou até mesmo em contato com uma pessoa harmonizada.

Apesar da explicação dos termos que designam a palavra Reiki, cabe mencionar que a energia Reiki é uma só. Refere-se ao somatório de duas energias com propriedades definidas, porém a energia Reiki é apenas uma com propriedades ímpares.

Para Que Serve o Reiki e Quais os Seus Benefícios

O reiki é utilizado em inúmeros tratamentos dos males físicos, uma vez que estes, conforme menciona diversas vertentes holísticas têm sua origem no âmbito energético, ou seja, em desequilíbrios gerados anteriormente ao corpo físico. Sendo assim, o Reiki é utilizado nas enfermidades físicas, mentais e espirituais, bem como dores em geral e também como complemento à diversos tratamentos paliativos, oferecendo conforto ao paciente nos casos de doenças terminais. Como o Reiki fornece o realinhamento dos centros de energia (chacras), ele proporciona, dessa forma o reequilíbrio das funções físicas que estão ligadas à estes centros. Aqui nessa playlist de vídeos você encontra mais explicações sobre as funções e associações de cada um dos chacras em nosso corpo.

Abaixo mais alguns benefícios do Reiki

  • Redução do estresse;
  • Redução ansiedade;
  • Maior clareza mental;
  • Reequilíbrio das emoções;
  • Remoção de bloqueios;
  • Cura de vidas passadas;
  • Aceleração de processos de cura biológica;
  • Remoção de ligações espirituais “indesejadas” (obsessão espiritual);
  • Cura à distância;
  • Maior controle dos sintomas pré-mestruais e combate a TPM para as mulheres;
  • Expansão da Consciência.

Estes são alguns dos diversos benefícios proporcionados por essa linha terapêutica.

A História do Reiki

O Reiki teve seu início em 1922. Foi criado  pelo monge budista Mikao Usui, que nasceu no Japão em 15 de agosto de 1865, numa pequena Vila chamada Taniai, Distrito de Yamagata, prefeitura de Gifu. Conforme as investigações apresentadas no livro “The Spirit of Reiki”Usui na sua juventude chegou a estudar Kiko num templo de Budismo. Kiko é uma versão japonesa do Chi Kung – uma arte oriunda da China para melhorar a saúde através da meditação, exercícios de respiração e exercícios em movimento. Algo que não agradou Usui foi que nas práticas do Kiko usa-se a energia vital da própria pessoa para a cura dos outros, ficando o doador dessa energia desvitalizado.

Posteriormente Usui viajou pelo Japão, China e Europa em busca de conhecimento nas áreas da medicina, psicologia, religião e desenvolvimento espiritual. Já de volta ao Japão e após inúmeros eventos, Usui iniciou um retiro de vinte e um dias, onde jejuou, cantou, orou e meditou. No final do retiro em março de 1922, Mikao Usui teve a sua experiência de Satori (Iluminação) onde ficou sabendo de que forma utilizar a energia para a cura sem ficar desvitalizado. Usui aplicou então a energia em si próprio e depois na sua família. Criou em abril de 1922 a escola que ainda hoje existe, Usui Reiki Ryoho Gakkai em Tókio. Após o desencarne de Usui em 1926, a técnica de cura do Reiki continuou sendo difundida seletamente pelo Japão. Foi através de uma havaiana chamada Hawayo Takata (1900-1980) que o Reiki foi disseminado pelo Ocidente. Takata submeteu-se a um tratamento com Reiki devido a graves problemas de saúde (câncer). Depois de curada ela passou alguns anos no Japão para aprender a técnica com Chujiro Hayashi, um dos discípulos diretos de Usui. Ao voltar para a sua terra natal em 1938, Hawayo Takata passou a ensinar e divulgar o Reiki no Ocidente.

Reiki Faz Mal?

O Reiki não faz mal e casos de reações adversas são extremamente raros. Pode ocorrer uma fase de adaptação, onde o organismo está se reequilibrando tanto física quanto energeticamente, mas trata-se de um processo natural da cura.

Para o terapeuta de Reiki, é importante que este mantenha um posicionamento de ser apenas canalizador da luz, não se envolvendo, nem absorvendo as energias do paciente em tratamento. Apenas recebe e repassa a energia vital universal. Para aqueles que tiverem uma ligação emocional muito forte com o paciente a ser tratado, o ideal é que o terapeuta pouco experiente não realize a aplicação, pois poderá haver envolvimento com a energia do paciente em questão. Nesses casos, o melhor é repassar o tratamento a outro terapeuta que não tenha tanto vínculo emotivo com o paciente ou então, realizar o Reiki de forma muito consciente, mantendo sempre o pensamento de que é apenas um canalizador da energia Reiki e que de forma alguma absorve as energias externas.

Quem Pode Aplicar e Quem Pode Ser Um Terapeuta de Reiki?

O aprendizado do Reiki é dividido em três níveis, sendo eles o nível I (auto-aplicação e aplicação em outras pessoas), o nível II (tratamento do corpo emocional e tratamento a distância), e o nível III (nível de mestrado, tratamento do corpo espiritual, tratamento de grupos e iniciações). O Terapeuta de Reiki é iniciado no nível I por um mestre de Reiki nível III, que é o único Reikiano apto a realizar as iniciações de novos terapeutas.

Para se tornar um terapeuta de Reiki não há restrições. O Reiki refere-se a um tratamento que depende muito mais do amor incondicional do que conhecimentos teóricos acumulados pelo terapeuta. Sendo assim, qualquer pessoa independente de credo, idade ou conhecimentos específicos pode iniciar os estudos e passar pela iniciação, tornando-se assim um terapeuta. Como não há restrições inclusive de idade, tanto crianças quantos idosos podem ser um canalizador da energia, tornando-se assim, ótimos terapeutas, uma vez que a dedicação e o amor pleno são os requisitos mais importantes.

Quem Pode Fazer, Quem Pode Receber o Tratamento de Reiki?

Qualquer pessoa pode passar pelo tratamento de Reiki. Não há restrições ou limitação para o tratamento com a Energia Vital Universal.

Reiki é Religião?

Reiki não é uma religião, nem está vinculada a nenhuma crença. Trata-se única e exclusivamente de um tratamento terapêutico holístico que utiliza a Energia Vital Universal para realizar a cura através das mãos.

Reiki a Distância

Para a energia não existe limitação de tempo nem espaço, sendo assim, o Reiki pode ser aplicado a distância. Existem também iniciações a distância. Neste caso, a responsabilidade dos estudos e da prática para estar apto a receber a iniciação é do próprio iniciante, o que não difere muito dos métodos  de estudos convencionais, os presenciais, onde o aspirante também deve comprometer-se com o aprendizado e não somente estar presente fisicamente no local de estudo e iniciação.

Como terapeuta de Reiki, algo que observei depois de várias sessões de aplicação do Reiki tanto a distância quanto presencialmente é de que não existe diferenciação, tanto nas sensações físicas, quanto nas conexões entre o terapeuta e o paciente. Inicialmente eu observava uma diminuição nas sensações. No Reiki aplicado presencialmente ocorriam muito mais sensações físicas do que a distância. *As mãos do terapeuta ficam muito mais quentes e “formigam” bastante*, principalmente nos chacras que o paciente mais precisa do realinhamento energético. Porém, atualmente, depois de várias sessões a distância, percebo que a conexão com o paciente depende também muito da abertura e recebimento por parte deste. Observei inúmeras sensações, inclusive maior sensação nas mãos ao passá-las por locais onde o paciente precisava de mais atenção, mesmo nos casos a distância. Sendo assim, os resultados dos tratamentos a distância são tão favoráveis quanto os atendimentos presenciais. Como a aplicação e recebimento está ocorrendo principalmente no campo mental (sendo distribuída pelos diversos corpos, inclusive físico) os resultados são tão válidos quanto os presenciais. *Vale ressaltar que a experiência com sintomas físicos possui muita relação com o nível de percepção e sensibilidade tanto do terapeuta. Portanto, as percepções entre os terapeutas e pacientes podem variar.

Reiki em Animais e Plantas

Assim como a acupuntura e diversos outros tratamentos holísticos, a técnica de cura Reiki também pode e deve ser aplicada em animais com a diferença de que, o Reiki também pode ser aplicado em plantas, locais físicos (casas, cômodos), em objetos, no planeta e até no Cosmos. Estes, como parte integrante do Todo, também possuem energia Universal, onde se beneficiam da Energia de Cura do Reiki tanto quanto os seres humanos. Existe uma vantagem principalmente no caso das plantas e animais, pois como eles não possuem o bloqueio psicológico, o recebimento e a absorção da energia ocorre de forma tranquila e fluída. A dúvida e a descrença por parte de muitas pessoas, geram em muitos dos casos uma barreira para a recepção natural da energia, ocasionando assim, a dificuldade de absorção dessa energia pelos chacras. A energia de cura do Reiki é universal e contribui para reequilibrar, energizar e purificar onde dela necessitar.

Indicação e Benefícios ao Aplicar Reiki em Animais

  • Cirurgias – A terapia Reiki em animais auxilia na recuperação de cirurgias, acelerando o processo de cura e cicatrização;
  • Comportamento – É indicado para melhorar problemas comportamentais como, estresse, agressividade, depressão, nervosismo, hiperatividade etc. O animal fica mais relaxado e dócil;
  • Traumas – Auxilia nos danos emocionais ocasionados durante a criação e desenvolvimento da personalidade dos animais, como agressões, fome, abandono;
  • Filhotes – Aumenta a imunidade e vitalidade do filhote e auxilia no seu desenvolvimento;
  • Animais Idosos – O Reiki auxilia também a melhorar a qualidade de vida de animais idosos que sofrem com doenças como nefropatia, cardiopatia, tumor etc.;
  • Problemas Gerais – Também trata problemas de pele, alivio das dores em geral, dentre outros…

 

Assim como é dito pelos grandes mestres do Reiki; curar o corpo é apenas uma parte de todo o processo, a cura total só ocorre quando a energia atinge a mente, o corpo e o espírito. Dessa forma, é de suma importância que ocorram as modificações no comportamento, na forma de agir e de pensar. O alinhamento e reequilíbrio gerado pela energia Reiki deve ser mantido através das atitudes no dia a dia, em todos os aspectos da vida humana.

 

 

Adquira o livro abaixo para obter maiores informações sobre a técnica de Cura Reiki:

 Manual de Reiki do Dr. Mikao Usui, por Frank Arjava Petter e‎ Mikao Usui

 

Abraços a todos, paz e luz sempre!


9 comentários

Uillian · 16/01/2018 às 16:46

Olá, gostei muito deste post sobre reiki. Onde posso encontrar terapeutas aqui no Rio de Janeiro onde moro? Assisto seu canal YouTube e sigo vc no twitter. Vc poderia me seguir no twitter. Obrigado.

    Érica Lima · 16/01/2018 às 18:51

    Olá Uillian! Não sei lhe dizer onde você pode encontrar um terapeuta no Rio. Vi uma reportagem inclusive sobre um grupo de terapeutas oferecendo Reiki gratuitamente no Rio, mas não sei detalhes. Procure na internet sobre terapeutas no Rio, acredito que terão algumas opções sim. Um grande abraço e já está adicionado no Twitter. Abraços! 🙂

Getúlio José Sa · 16/01/2018 às 21:17

Achei muito interessante e gostaria de fazer o curso de Reiki, mas no momento me encontro em situação de desarmonia com meu eu.

    Érica Lima · 17/01/2018 às 17:17

    Olá Getúlio, que bom que se interessou pelo Reiki. E a energia de cura do Reiki pode lhe auxiliar a gerar a harmonia. Grande abraço!

Natally · 28/05/2018 às 20:36

O Erica, gratidão poderia indicar onde eu poderia fazer uma iniciação nível I em Reiki?

    Érica Lima · 30/05/2018 às 11:47

    Olá Natally! Não sei em qual região você mora, mas em São Paulo conheço a Marisa Oliveira do Espaço Origens (http://www.aorigens.com.br/atividades), eles ministram tanto atendimento, quanto cursos de Reiki. Online também conheço o material do site Projeto Luz (http://reikibr.org/projetoluz.php), eles tem um material riquíssimo no site deles também. Espero ter lhe auxiliado. Grande abraço a você. Érica

Cleiva l. Maciel da silva · 28/08/2018 às 19:07

Obrigado abraço,gratidão..

Rosilene das Graças do Nascimento Queiroga · 19/03/2019 às 15:38

Olá Erica
Muito grata por ter encontrado respostas às minhas buscas.
Certa ocasião, eu nem conhecia sobre reiki e sim sobre imposição de mãos, em oração na cama de uma enferma, que os médicos haviam desacreditafo que voltasse a andar após um atropelamento, fui levada por uma vontade de ungir as pernas dessa pessoa com óleo. E o fiz. Um tempo depois, não sei dizer exato se semanas ou alguns meses, essa mesma pessoa me procurou, andando, para agradecer. E depois tornou a acontecer com um sobrinho meu que estava em cadeiras de rodas Já há um ano.Já passado tantos anos, hj, estudando e pesquisando compreendo um pouco oque acontecera. Mas não entendi o porquê do óleo. Pode me ajudar a esclarecer? Obrigada. Muitas bênçãos para você.

Wellington prazeres · 23/05/2019 às 14:07

Boa tarde doutora Erica , como posso aprender Reiki, não tenho condições em pagar o curso e o tempo é curto, pois trabalho o dia todo e só chego em casa a noite, eu poderia aprender pelo email ou site, sou espírita e faço parte de um centro de Umbanda. Obrigado

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *