O Que é Terapia Holística ou Tratamento Holístico?

As terapias holísticas, também chamadas de medicina alternativa ou complementares são as diversas formas de tratamentos que utilizam da prática holística na cura de doenças e desequilíbrios na saúde, tanto física, quanto mental, emocional e também espiritual.

Holístico ou holista é um adjetivo que compreende os fenômenos na sua totalidade e globalidade; que busca entender os fenômenos por completo, inteiramente; que considera o todo não somente como uma junção de suas partes. Na medicina, refere-se ao tratamento que leva em consideração a pessoa como um todo, não somente como um conjunto de seus sintomas, tendo assim, métodos diferentes dos tradicionais para sanar o mal físico, que na verdade, nada mais é do que uma manifestação material do que já foi afetado em outras áreas mais sutis. O termo holismo vem do grego holos que significa inteiro ou todo. Seguindo esse conceito, os tratamentos holísticos veem um problema de saúde não apenas na sua vertente física, mas também como o resultado de desequilíbrios energéticos e emocionais.

Nas terapias holísticas, o tratamento do paciente visa harmonizar as diversas áreas afetadas, não somente o físico, como também toda a parte energética. Além da realização do tratamento em si, o terapeuta também orienta o paciente sobre como proceder em relação à alimentação, ao comportamento mental e atitudes. Tudo visando reajustar o equilíbrio e a manutenção dos resultados. Também, as práticas são realizadas de acordo com cada linha, pois existem inúmeros tipos de tratamentos holísiticos, onde a periodicidade e a forma de tratamento varia de acordo com cada área específica.

Assim como o termo, essa visão global que envolve todos os âmbitos de nossa existência também é repassada para o dia a dia do paciente. Nesse caso, mudanças na forma de agir e de pensar são necessárias, para que os resultados sejam os melhores possíveis e também para que não ocorra reincidência do desequilíbrio que está sendo sanado. Caso essas modificações nos hábitos e nas atitudes não sejam efetuadas, o desequilíbrio que gera os males físicos poderá ressurgir, inclusive em outras áreas do organismo.

As terapias holísticas referem-se ao tratamento que leva em consideração a pessoa como um todo.

 

O entendimento do termo holístico e o comprometimento com essa visão de totalidade é de suma importância para o resultado das terapias e principalmente, para que a boa saúde seja mantida após o tratamento. Atualmente, essas atividades estão cada vez mais habituais, com centros de tratamentos holísticos prestando mais atendimentos do que os centros de saúde convencionais (SUS), assim como demonstrou uma pesquisa realizada na cidade de São Paulo. Para muitas pessoas esses tipo de intervenção pode ser ainda uma novidade, mas trata-se de uma forma natural de manter a mente e o corpo em equilíbrio, ressurgindo assim a boa saúde e a harmonia nos diversos fatores que envolvem o nosso bem estar físico e mental. Os benefícios das terapias holísticas são identificados não somente no corpo físico, mas em todos os corpos mais sutis. Uma vez que trazemos para o dia a dia mudanças em nossos comportamentos, as quais muitas vezes eram estas mesmas as responsáveis por desencadear todo o estado de enfermidade.

Os tratamentos holísticos são indicados para aqueles que passam por algum problema de saúde, mas também para todos aqueles que buscam preservar a harmonia em sua vida. As terapias holísticas podem e devem ser utilizadas também como uma forma de manter o bem estar físico e energético. Aliás, é preciso que seja mantida uma rotina e disciplina em muitas dessas práticas para que sejamos beneficiados de seus resultados. Então, sugiro a todos que busquem aquela que lhe agrade mais e vá hoje mesmo para a prática. Nossa saúde e bem estar é resultado de uma série de fatores e todos eles são consequências de nossas escolhas pessoais.

Obs.: Fiquem atentos que logo postarei outros artigos com detalhes sobre as várias linhas da medicina alternativa, tais como acupuntura, aromaterapia, psicoterapia reencarnacionista, hipnose terapêutica, yoga, florais, reiki, constelação familiar, dentre outras.

Leia também sobre a visão holística do direito. Veja como o termo “holístico” vem abrangendo inúmeras áreas da sociedade e trazendo ótimos resultados, assim como no direito, onde tem gerado muitas conciliações e acordos, colocando um fim em brigas judiciais que muitas vezes perduravam por anos na justiça.

Atendimentos Exclusivos Via Skype

Caso tenha interesse em passar por um atendimento via skype com o propósito em realizar curas internas e se libertar dos medos e traumas, veja mais detalhes clicando aqui.

Abraço a todos, sempre muita luz e paz no coração.


0 comentário

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *